“Na profundidade da alma existe uma canção que não pode ser expressa em palavras”. A dança é uma forma de expressão que fala por si só. (Kalil Gibran)

Dahra Mahaila Bellydancer

Dahra Mahaila Bellydancer

Descubra a Dança do Ventre

A você mulher que sempre quis saber os mitos e as verdades sobre a dança do ventre, vai encontrar aqui todas essas respostas e um pouco mais. Através deste blog vou passar a vocês um pouco da minha experiência com a dança e porquê me apaixonei por ela. Quem sabe você também não se apaixona e venha à fazer parte deste mundo de mulheres lindas, maravilhosas, alegres, felizes, bem resolvidas, cheias de energia, confiantes e poderosas com a dança do ventre.
Dahra Mahaila (25/03/2010)

Orientação para Estudos em Dança Oriental

Escrito por Lulu Sabongi

Este artigo é para quem participou da pré este ano, e também para aquelas que gostariam de um direcionamento técnico em seu trabalho.
Segue uma lista de critérios, que ao serem explorados de forma organizada e concentrada, podem lhe oferecer maior qualidade e estrutura em sua forma de dançar.

Esta foi a lista que mantive em mente, quando analisei cada um dos DVDs recebidos neste ano.

Critérios para serem analisados nos dvds da pré seleção:

Entrada

1. Entrada, qualidade de entrada, calma e eixo.

2. Trabalho com véus, desenvolvimento e habilidades previamente estruturados

3. Momento da entrada apropriado ou não. Toda música clássica tem o momento adequado de entrada, portanto a escolha da bailarina exemplifica sua preparação e conhecimento.

Música clássica

1. Deslocamentos, respeitando a dinâmica e solicitação sonora.

2. Expressão facial e capacidade dramática.

3. Aproveitamento do espaço.

4. Base dos pés e linha das pernas. Elegância e qualidade durante o movimento.

5. Diferença entre contagem de tempo e interpretação musical.

6. Noção das mudanças de humor na música e respeito às frases melódicas. Como aproveitar da melhor maneira o arranjo orquestral, e os solos presentes na peça musical.

7. Qualidade da meia ponta – Linha postural.

8. Definição e limpeza na execução dos passos.

9. Os braços como moldura de seu corpo – Harmonia e delicadeza. Concepção da movimentação dos mesmos e dinâmica dentro da dança.

10. Qualidade da emenda entre os passos – quebra ou fluidez.

11. Giros

12. Diversidade no repertório de passos.

13. Leitura poética da melodia – redondos, oitos e ondulações.

14. Decomposição de passos e criatividade.
Construção da finalização.

Variações na qualidade de execução:

Efeitos que podem ser acoplados aos passos dependendo da forma como a técnica é utilizada:

• Diferença entre o forte e o fraco.

• Intenso e delicado.

• Grande e pequeno.

• Acentos secos ou com reverberação.

• Movimentos longos ou curtos.

• O tamanho do som deve ser o tamanho do movimento.

Em outras palavras, o movimento deve ser igual em intensidade, intenção, e duração ao som que o provoca. A procura da harmonia perfeita entre som e movimento. Seu corpo é a música em cena!

Música moderna

1. Informalidade.

2. Expressão para com o público.

3. Capacidade criativa mesmo quando a música é linear.


Solo de percussão

1. Grau de dificuldade dos passos escolhidos.

2. Elemento surpresa.

3. Variações na qualidade da execução.

4. Relaxamento ao estar dançando.

5. Presença de palco.


Folclore

1. Compreensão do estilo escolhido.

2. Traje.

3. Variação de passos.

4. Capacidade criativa.